Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Bombeiros RJ recebem comitiva de militares do Distrito Federal em evento do Grupamento de Operações Aéreas (GOA)

nstruções teóricas e práticas das atividades aéreas do CBMERJ foram apresentadas em troca de conhecimento entre corporações

Durante os dias 29 e 30 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), através do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), concedeu Instruções teóricas e práticas sobre as ações do grupamento para um grupo de bombeiros militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). No total, foram cerca de 30 militares, entre alunos e instrutores da capital federal.

O destaque do primeiro dia de evento foi o treinamento prático de salto em plataforma e escape em aeronave submersas (pré-utepas), no Parque Aquático Maria Lenk. Instruções a respeito de procedimentos de acionamento de aeronaves em operações aeroaquáticas, medidas de patrulhamento, salvamento no mar e busca aeroaquáticas também foram realizadas na ocasião.

– Estamos vivendo um momento único dentro do Corpo de Bombeiros do Rio. Em oportunidades como essa, podemos compartilhar nosso conhecimento, além de aprender com a troca de experiência entre as instituições. Todo mundo evolui e cresce nesse tipo de evento – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

A comitiva do CBMDF também visitou as instalações do GOA, localizado na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, para conhecer a base de voos para os acionamentos que a corporação fluminense recebe. No Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca (2º GMAR), houve mais uma ação prática que visou instruir os militares acerca do salvamento no mar com aeronave. Nessa atividade, todos os alunos e instrutores embarcaram no helicóptero e tiveram a oportunidade de resgatar vítimas por meio do equipamento puçar.

– Foi uma experiência incrível para nós, pois é um tipo de ambiente diferente. Em Brasília, temos certas peculiaridades por conta de rios, lagos e cachoeiras. Então, essa soma de conhecimento ajuda a construir um Corpo de Bombeiros melhor para o Rio de Janeiro e Distrito Federal – afirmou o capitão Paulo Augusto, do CBMDF.

 

Imagens: Ricardo Cassiano – CBMERJ

Bombeiros RJ recebem comitiva de militares do Distrito Federal em evento do Grupamento de Operações Aéreas (GOA)
Pular para o conteúdo