Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Seminário do Corpo de Bombeiros do Rio reflete sobre a Lei Maria da Penha na abertura do Agosto Lilás

Ciclo de palestras e debates reuniu autoridades femininas civis e militares para conversa acerca dos desafios e avanços alcançados após 17 anos da legislação.

Nesta terça-feira (01.08), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou um relevante seminário para marcar a abertura do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento reuniu autoridades civis e militares para refletir sobre os desafios e avanços alcançados após 17 anos de criação da Lei Maria da Penha.

O objetivo do seminário foi promover uma análise aprofundada sobre a efetividade da Lei Maria da Penha no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como propor estratégias para superar os obstáculos ainda existentes. Dentre os presentes, estavam membros do CBMERJ, como a coordenadora da Sala Lilás (centro de referência à violência doméstica), tenente-coronel Vanessa Amaral. Além de autoridades civis, como a superintendente do Programa Empoderadas do Governo do Rio, Érica Paes; a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ-RJ), doutora Adriana Ramos; a delegada titular da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher, doutora Alriam Miranda; e representantes da Secretaria Estadual da Mulher.

– Alinhados com as demandas da sociedade e com a importância do tema, o Corpo de Bombeiros do Rio é o primeiro do Brasil a oferecer, ao público interno, um Centro de Referência, de acordo com a Norma Técnica do Governo Federal, para atendimento a bombeiros e seus dependentes em situação de violência doméstica e familiar. A nossa Sala Lilás acolhe e presta atendimento psicossocial humanizado às vítimas – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Ao longo do evento, foram debatidos diversos temas, incluindo a importância da capacitação dos profissionais de segurança para atuar em casos de violência contra a mulher, a necessidade de ampliar o acesso das vítimas aos serviços de acolhimento e proteção, e a busca por uma maior integração entre os diversos setores da sociedade no enfrentamento desse problema social.

A tenente-coronel Vanessa Amaral ressaltou o compromisso da corporação em promover ações de conscientização e prevenção da violência doméstica. Ela enfatizou a importância de se sensibilizar e engajar toda a caserna na luta pela igualdade de gênero e na proteção dos direitos das mulheres.

– É fundamental o apoio e acolhimento às vítimas de violência doméstica e familiar. Nós, enquanto corporação, estamos prontos e estruturados para ser a esperança e a força que essas pessoas precisam para superar esse desafio e construir um futuro seguro e livre – concluiu.

O seminário feito pelo CBMERJ mostrou ser uma iniciativa fundamental para conscientização sobre a relevância da Lei Maria da Penha. A abertura do Agosto Lilás foi marcada por reflexões, debates construtivos e o reforço do compromisso de combater toda forma de violência contra as mulheres, seja no ambiente doméstico ou em qualquer outro espaço dentro da sociedade.

Seminário do Corpo de Bombeiros do Rio reflete sobre a Lei Maria da Penha na abertura do Agosto Lilás
Pular para o conteúdo