Oficiais e praças da enfermagem participam de ciclo de aprendizagem com o objetivo de aprimorar a qualidade da assistência prestada.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início a um programa de capacitação voltado para o aprimoramento de seus oficiais e praças da enfermagem. As sessões de capacitação, realizadas às segundas e terças-feiras, têm como meta aprimorar o planejamento e a execução de uma assistência de saúde de excelência.
O primeiro ciclo de capacitação, que teve início em julho e continuará durante o mês de agosto, aborda temas essenciais para o desenvolvimento profissional. Oficiais enfermeiros estão participando de sessões focadas em Liderança, enquanto praças da enfermagem estão sendo capacitados em Assistência com Enfoque Humanizado. Além disso, um destaque especial é dado à Comunicação Efetiva entre a equipe de enfermagem, pacientes e seus acompanhantes, sendo este último módulo ministrado por profissionais da equipe de psicologia do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP).
A equipe de psicologia do HCAP desempenha um papel fundamental no projeto, com a participação da tenente-coronel Márcia Gama, tenente-coronel Elaine Vasconcelos, tenente Natacha e tenente Luísa. Os oficiais da enfermagem também estão representados pelo tenente-coronel Frank Ronald, da Diretoria Geral de Saúde.
Os ciclos de capacitação terão uma duração de 90 dias e têm como objetivo atender às demandas de melhoria, implementação e aperfeiçoamento dos conhecimentos dos militares. A educação continuada terá seu ponto de partida no HCAP e posteriormente será estendida para as Policlínicas, assegurando uma formação abrangente e uma assistência de saúde ainda mais qualificada pelos Bombeiros do Rio.