Atividade abriu a Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres
Abrindo a Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizaram, no domingo (25.11), um simulado de desocupação em comunidades vulneráveis. A atividade foi realizada, simultaneamente, em onze municípios. O treinamento envolveu 17 órgãos estaduais e municipais, cerca de 500 agentes e voluntários e, aproximadamente, 2.300 famílias.
A operação faz parte do calendário de ações alusivas ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, que é comemorado dia 29 de novembro. A Sedec-RJ coordenou as estratégias de monitoramento e o envio de alertas por SMS, entre outras atividades. O exercício teve como objetivo a mobilização preventiva dos moradores de áreas de risco.
– As pessoas foram orientadas por agentes a deixar suas casas e seguir para pontos de apoio. Nossa missão é estimular a cultura de prevenção, reduzindo os riscos perante situações emergenciais decorrentes de chuvas e inundações. Mais de nove mil pessoas participaram – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros RJ, coronel Roberto Robadey Jr.
A simulação, realizada em parceria com as defesas civis municipais, órgãos governamentais e não-governamentais e a sociedade civil, aconteceu nos seguintes municípios: Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis, Areal, Bom Jardim, Mangaratiba, São Gonçalo, Duque de Caxias e Magé.
Calendário – Nesta segunda-feira (26.11), personalidades militares e civis serão homenageadas, no Quartel Central do CBMERJ, por serviços prestados no âmbito da proteção e defesa civil. Terça-feira (27.11), está previsto um treinamento no RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim. Quarta-feira (28.11), será apresentada a matriz de atividade e responsabilidade para resposta a emergências envolvendo barragens, no Inea. Quinta-feira (29.11), haverá exercício de desocupação de escolas em todo o Estado. Os alunos e professores serão orientados sobre prevenção e escape em caso de acidentes diversos e incêndios.
No dia 5 de dezembro, a Sedec-RJ realiza o lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019. Na ocasião, os 92 municípios vão conhecer o planejamento da Defesa Civil do Estado para enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo do próximo ano. Também neste dia, serão inauguradas as novas instalações do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil e do Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil.
No dia 8 de dezembro, o Quartel Central será palco da formatura dos voluntários da REDE SALVAR. Em 11 de dezembro, às 10h, a Defesa Civil Estadual participa de um seminário sobre resposta à emergência de derramamento de óleo na Baía de Guanabara. Para fechar o calendário comemorativo, o 15º aniversário da Escola de Defesa Civil será celebrado no dia 19.
– Este é o sétimo ano consecutivo de atividades. O Dia de Redução de Riscos de Desastres já é um marco. É fundamental a mobilização da sociedade para diminuir as ameaças, tornar as respostas a acidentes mais eficientes e construir cidades mais resilientes. Todos podem e devem participar – ressalta o coronel Robadey.