O objetivo do programa é proporcionar uma troca de conhecimento entre os agentes que atuam nas REDECs, podendo conhecer a realidade de outras regionais, colocando em debate situações reais. São expostos painéis, onde os coordenadores apresentam as atividades voltadas para as ações de defesa civil, de acordo com a peculiaridade de cada região do estado.
Além disso, mapas temáticos regionais, desenvolvidos para monitoramento dos riscos, estão sendo inaugurados durante as visitas as instalações das REDECs. O encontro ainda possibilita que os militares recebam informações e conhecimentos através de palestras de diversos profissionais, que abordam temas sobre proteção e defesa civil.
Inclusão social de agentes de defesa civil
Outro ponto apresentado nos encontros, é a importância da inclusão de pessoas com deficiência, proporcionando que atuem como agentes de defesa civil nos eventos de desastre. A intenção é possibilitar uma integração entre os personagens envolvidos como afetados e estes agentes que desenvolvem uma sensibilidade maior, contribuindo para o desenvolvimento de ações de atenção e cuidado com os atingidos na crise.
Os coordenadores regionais de defesa civil também puderam compartilhar práticas para mitigação de danos e experiências no gerenciamento de desastres.
O encontro ainda contou com a participação do superintendente operacional da Sedec-RJ, Cel BM Paulo Nunes, do Diretor Geral de Defesa Civil, Cel BM Cássio Capelli, e do Coordenador Geral das Regionais de Defesa Civil, Ten Cel BM Joelson Oliveira, que abordaram questões relacionadas as novas diretrizes da Sedec-RJ para que sejam estabelecidas entre os coordenadores.