O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) atualizou, este ano, 13 itens do Procedimento Operacional Padrão de Atendimento Pré-Hospitalar. Os militares que prestam atendimento nas ambulâncias em todo território fluminense foram capacitados nestes novos conhecimentos, fruto de revisãoliterária dos principais temas do atendimento ao trauma e à parada cardiorrespiratória.
Segundo a comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), coronel Cláudia Nogueira, as alterações seguiram o rigor da medicina baseada em evidências.
– Este foi um grande passo em prol da qualidade na prestação dos socorros da corporação – complementou.
Como novidades, a oficial destacou:
– o POP de abordagem à coluna vertebral, incorporando de forma pioneira no país, a restrição seletiva da coluna vertebral e novas técnicas de extricação, como a autoextricação assistida e a extricação alinhada. A atualização segue o novo protocolo alemão e recomendações de 2018 das principais organizações de pré-hospitalar norte-americanas;
– o POP de resposta a incidentes com múltiplas vítimas, com sistematização da primeira resposta e nova ferramenta de triagem, mais apropriada a limitados recursos de evacuação;
– o POP de assistência à parada cardiorrespiratória, com expansão das competências do oficial enfermeiro, seguindo novas normas do COFEN.
Os POPs estão acessíveis em http://pop.cbmerj.rj.gov.br/