Nesta quinta-feira (25/07), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu uma série de atividades para marcar o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de acidentes e de mortes em ambientes aquáticos em todo o mundo. A programação contou com ações de conscientização, incluindo a iluminação do monumento ao Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, em azul, das 18h30 às 19h30, em parceria com o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.
A corporação também realizou um simulado operacional em Copacabana, envolvendo mais de 40 militares. A operação contou com botes infláveis, lanchas, motos aquáticas, mergulhadores e guarda-vidas, além de uma aeronave.
Durante o simulado, foram realizados quatro salvamentos distintos, demonstrando a capacidade de resposta em situações de emergência no mar. Diversos exercícios simulados foram executados, utilizando tanto embarcações quanto a aeronave.
A atividade teve como objetivo treinar e aperfeiçoar as técnicas de resgate e salvamento dos bombeiros, garantindo maior eficiência nas operações reais. Também foi feita uma campanha nas redes sociais do CBMERJ (@corpodebombeiros_rj).
“O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro trabalha em duas frentes: na prevenção e nos resgates. Este ano, por exemplo, nossos guarda-vidas já realizaram mais de 1 milhão de ações a fim de sensibilizar a população quanto aos riscos do banho de mar. Além disso, mais de 15 mil salvamentos marítimos foram registrados em todo o Estado. São vidas salvas direta ou indiretamente pela corporação”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.