A cerimônia marcou a conclusão da formação especializada de integrantes do CBMERJ que desempenharão funções musicais em eventos oficiais e atividades institucionais.
Esses militares passaram pela formação básica dos praças da corporação, tendo disciplinas como combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, ordem unida, entre outras. Além disso, tiveram aulas específicas de música e instruções voltadas para sargentos, como legislação e chefia e liderança.
Entre os formandos estão violinistas, clarinetistas, trompistas, percussionistas, trompetistas, flautistas, violistas, saxofonistas, trombonistas, contrabaixistas, bombardinos, violoncelistas, fagotistas, oboístas, tubistas, pianistas e flautinistas. Esses militares farão parte do Grupamento de Bombeiros Músicos (GBMus) e vão integrar a banda ou orquestra sinfônica do CBMERJ, que tem papel de destaque em solenidades.
A formação é parte do processo de aprimoramento dos quadros do CBMERJ, alinhando a capacitação técnica musical às funções desempenhadas em suas atividades diárias. O curso é realizado com foco no desenvolvimento de competências artísticas específicas para a execução de peças sinfônicas e cerimônias oficiais.
– O trabalho desses militares músicos contribui para a manutenção das tradições e valores institucionais. É um símbolo da união entre a arte e o compromisso com o serviço público, características que engrandecem ainda mais a nossa corporação. – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.