O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta quarta-feira (18.09), uma nova turma de condutores de cães de busca, resgate e salvamento, aptos para atuar em emergências e desastres em todo o território fluminense. A cerimônia, que aconteceu no 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA), também contou com a aposentadoria do cão Loki, depois de 8 anos de serviços prestados.
– Hoje, formamos a 10ª turma do Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CBRESC/2024) do Corpo de Bombeiros do Rio. É uma formação altamente especializada, que utiliza o cão como ferramenta para localizar e salvar vidas em cenários complexos, de forma ágil e precisa. Hoje, o trabalho dos binômios é imprescindível para as nossas operações – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.
Os especialistas são preparados para trabalhar em situações envolvendo pessoas perdidas em áreas de matas e florestas, soterradas por deslizamentos de terra ou presas sob os escombros em desabamentos de edificações. Os militares recebem instruções de sobrevivência em selva, montanhismo, topografia, primeiros-socorros veterinários, psicologia canina, adestramento, seleção de filhotes, busca rural e urbana.
-Essa turma participou de diversos simulados operacionais e atuou em ocorrências reais de busca por vítimas que se encontravam em estruturas que colapsaram ou que estavam desaparecidas em áreas de vegetação fechada. O canil do CBMERJ é uma referência no país e conta, atualmente, com 14 animais e 23 especialistas – afirmou o comandante do 2º GSFMA, coronel Fabrício Nishio.
Aposentadoria
A cerimônia contou, ainda, com a solenidade de aposentadoria de Loki, pastor Belga de Malinois que, por oito anos, atuou no canil do CBMERJ na busca por vítimas. Certificado pela Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil), ele participou de operações de grande complexidade, como o desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, em 2019, do desastre natural que atingiu Petrópolis, em 2020, e também de missões fora do Estado, como o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. Em homenagem pelos bons serviços prestados em prol da população, Loki entrou hoje para a galeria dos eternos cães de busca do canil CBMERJ. Agora na reserva, o cão será adotado por seu condutor, o 3º sargento Vitor Galdino.
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ.