Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Encontro Nacional de Bombeiras Militares inicia tratativa para unificar diretrizes no combate à violência doméstica no país 

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) é uma das instituições que já possui o protocolo de atendimento de socorro às mulheres vítimas

A primeira-dama Analine Castro participou da abertura do 9° Encontro Nacional de Bombeiras Militares (EBOM), evento promovido pelo CBMERJ, com a participação de outros Corpos de Bombeiros Militares do país, e que foi realizado nesta quarta-feira (09/10), na Sala de Cultura Cecília Meireles. O evento tem como objetivo abordar temas como a trajetória, os desafios, saúde mental e qualidade de vida para as mulheres que atuam na instituição, além de iniciar as discussões sobre a unificação das estratégias de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil. 
 
– É uma grande honra estar aqui para testemunhar mais um capítulo dos avanços que nós, mulheres, estamos conquistando aos poucos. Este encontro é fruto do trabalho e da garra de mulheres desbravadoras, e esta edição marca o início das tratativas para a elaboração de uma diretriz nacional que possibilitará o atendimento, pelos Corpos de Bombeiros do Brasil, às vítimas de violência doméstica – destaca a primeira-dama. 
 
Durante a cerimônia, a primeira-dama, junto com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, pode contemplar algumas mulheres que se destacaram nas suas funções militares. Todas foram homenageadas e receberam a Medalha Avante Bombeiro, a maior comenda do CBMERJ. 
 
A solenidade é destinada a 400 bombeiras militares de todos os estados e conta com diversos painés e palestras, além de uma competição denominada “Bombeiras de Garra”, durante três dias de evento, onde são promovidas a integração com a troca de experiências e capacitação entre as corporações. 
 
Também estiveram presentes no evento a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, a coronel Vivian, do estado do Mato Grosso e presidente do Comitê Nacional da Mulher da Liga Nacional de Bombeiros (LIGABOM), representantes de instituições, deputadas, além de outras autoridades. 
 
Sala Lilás: pioneirismo na luta contra a violência
 
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro na criação de um Centro de Referência ao Bombeiro Militar em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A Sala Lilás da corporação já acolheu e prestou atendimento psicossocial humanizado a mais de cem bombeiros e seus dependentes. O atendimento é feito, com todo o sigilo, por uma equipe de profissionais especializados, que inclui assistentes sociais e psicólogos. 
 
_ Essa é uma conquista feita com a ajuda da primeira-dama da qual temos muito orgulho. Todos os casos que atendemos são acompanhados de forma técnica e humanizada. Estamos alinhados com as demandas da sociedade e com a importância do tema – ressalta o coronel Tarciso Salles.
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ

 

Encontro Nacional de Bombeiras Militares inicia tratativa para unificar diretrizes no combate à violência doméstica no país 
Pular para o conteúdo