O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, nesta quinta-feira (31.10), a solenidade de formatura da terceira edição do Curso de Polícia Judiciária Militar (CPJM). Ao longo de quatro meses, 23 bombeiros, entre oficiais e praças, foram capacitados para atuar em funções de Polícia Judiciária Militar dentro da Corporação.
O curso, iniciado no dia 13 de junho e concluído em 31 de outubro de 2024, teve como objetivo preparar os profissionais para desempenhar atividades disciplinares, investigativas e de inteligência, além de assegurar a aplicação das legislações relacionadas à execução penal. Durante a capacitação, os bombeiros militares receberam instruções teóricas e práticas em temas fundamentais para o exercício da função.
Entre as disciplinas ministradas, destacaram-se direito constitucional, direito penal militar, direito administrativo e procedimentos administrativos disciplinares. Também foram abordadas legislações específicas de acautelamento e execução penal, além de tópicos relacionados à atividade de inteligência policial judiciária militar e noções de perícia criminal.
A capacitação incluiu ainda conteúdos técnicos sobre investigação subjetiva e manuseio de armamento, munição e tiro, necessários para o exercício de funções que requerem precisão e observância de procedimentos legais. O CPJM visa preparar os bombeiros militares para ações de controle e supervisão, promovendo a segurança e a legalidade em processos internos da Corporação.
O curso de Polícia Judiciária Militar é um dos esforços do CBMERJ para assegurar a formação contínua dos seus quadros, mantendo a instituição alinhada às exigências legais e operacionais que regulam a segurança pública e a gestão disciplinar no Estado do Rio de Janeiro.