Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Militares do CBMERJ participam de curso internacional na China

Treinamento abordou proteção médica contra armas químicas em instituição militar

Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram do Curso de Aspectos Médicos da Assistência e Proteção contra Armas Químicas, realizado pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPCW). O treinamento ocorreu de 14 a 18 de outubro na Fourth Military Medical University, em Xian, na China.  

 
O curso incluiu aulas teóricas e práticas sobre resposta médica e proteção em cenários envolvendo agentes químicos. Durante o treinamento, os participantes também visitaram laboratórios e centros de simulação da instituição militar, aprofundando conhecimentos técnicos e operacionais.  
 
Os representantes do CBMERJ e únicos brasileiros no curso foram a capitão Fernanda Cerqueira, responsável pela Coordenação Pedagógica e chefia da subseção de docência e pesquisa da SETEP (DGSE), e o Major Leonardo Rodrigues, chefe da seção de operações da Diretoria Geral de Socorro Emergencial (DGSE). Ambos integraram um grupo internacional de especialistas na área.  
 
A participação no curso mostra a capacitação dos militares do CBMERJ em temas de alta complexidade, especialmente no contexto de emergências químicas. O conhecimento adquirido será aplicado no aprimoramento de protocolos e treinamentos da Corporação.
 
Além do Brasil, outros 22 países participaram do curso, como Chile, Argentina, Equador, Nicarágua, Honduras, Nigéria, Libéria, Índia, China, Itália, Alemanha, Irã, Malásia, Marrocos, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes, Uruguai, Zâmbia, Paquistão, Estônia e México.
 

 

Militares do CBMERJ participam de curso internacional na China
Pular para o conteúdo