Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Defesa Civil RJ promove II Encontro com a Ciência na PUC

Seminário busca integrar meio acadêmico, governo e sociedade na construção de políticas públicas baseadas em evidências

Nesta segunda-feira (25.11), a Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realizou o II Encontro com a Ciência, no auditório da universidade. 

O evento foi promovido pelo ICTDEC – Instituto Científico e Tecnológico da SEDEC-RJ e pelo Laboratório Hands da PUC-Rio. e teve como tema: “É possível construir políticas públicas de gestão de riscos e desastres baseadas em evidências?”. O objetivo é fortalecer o diálogo entre as instituições de ensino superior e os diferentes setores da sociedade, fomentando redes de conhecimento e soluções integradas para os desafios atuais.  
 
As mudanças climáticas, o crescimento urbano desordenado e a intensificação de eventos extremos, como inundações e deslizamentos, colocam as sociedades diante de cenários cada vez mais complexos. Esses desastres, antes considerados isolados, tornaram-se fenômenos globais, com impactos profundos nas dimensões social, econômica e ambiental. Neste contexto, a gestão de riscos não é apenas uma questão técnica, mas um imperativo estratégico para garantir a sustentabilidade do futuro.  
 
O encontro ainda promoveu debates sobre as mais recentes pesquisas e práticas na área, buscando identificar soluções inovadoras e eficazes. Entre os temas abordados, destacam-se a importância da prevenção, da preparação e da recuperação diante de desastres, além da integração entre diferentes níveis de governo, setor privado, meio acadêmico e sociedade civil. A construção de um sistema robusto de gestão de riscos depende dessa cooperação ampla e multidisciplinar.  
 
– A motivação para superar os desafios é clara: proteger vidas e patrimônios, reduzir a vulnerabilidade das comunidades e adaptar as cidades às novas realidades climáticas. Além disso, é crucial fortalecer a cultura de prevenção, conscientizando a população sobre os riscos e incentivando a participação ativa de todos na gestão de desastres.   – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, que presidiu o evento ao lado do subsecretário de Defesa Civil, coronel Albino; do vice-reitor da PUC, Luiz Fernando Martha; da promotora de Justiça, Zilda Veloso; e do coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina.
 
Cidades resilientes, com infraestrutura adaptada e sistemas de alerta eficientes, são essenciais para mitigar os impactos de futuros desastres. A gestão de riscos, nesse sentido, também é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para um futuro mais justo, seguro e equitativo.  
 
Com eventos como o II Encontro com a Ciência, a SEDEC-RJ demonstra o seu compromisso em conectar saberes, superar desafios e construir, em conjunto, políticas públicas mais sólidas e fundamentadas em evidências. Afinal, o enfrentamento de desastres é uma responsabilidade compartilhada por todos e a Defesa Civil somos todos nós.
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ 

 

Defesa Civil RJ promove II Encontro com a Ciência na PUC
Pular para o conteúdo