Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

CBMERJ realiza reunião estratégica para a Operação PLUVIAM

Encontro visa a gestão das equipes para enfrentar desastres naturais no período de chuvas intensas

Nesta terça-feira (26.11), no Quartel Central, o Estado-Maior Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (EMG/CBMERJ) promoveu uma reunião de alinhamento estratégico com as seções responsáveis pelo gerenciamento e execução das atividades operacionais e administrativas da Corporação. O objetivo principal é alinhar a preparação as equipes para a resposta eficiente a desastres de nível IV no âmbito da Operação Pluviam, planejada para o período de chuvas intensas de verão.  
 
Coordenada pelo Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMERJ, Cel Sarmento, a reunião teve a participação das Subchefias Operacional e Administrativa, além das sete seções que compõem o EMG. A iniciativa tem também como propósito centralizar e coordenar ações preventivas e de resposta, visando à maior integração entre os setores e garantindo que os recursos da Corporação sejam empregados de maneira ágil e eficaz em situações críticas.  
 
A Operação Pluviam conta com um planejamento escalonado, que vai do nível I ao nível IV, conforme a gravidade do desastre. No nível IV, é ativado o Gabinete de Crise no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ou na Diretoria-Geral de Comando e Controle Operacional (DGCCO), além dos postos de comando avançados nos Grupamentos de Bombeiros mais próximos e no próprio local onde o evento estiver ocorrendo. Essa estrutura garante uma resposta integrada e coordenada.  
 
Os conceitos e estratégias discutidos durante a reunião serão replicados em treinamentos de mesa aos Comandos de Bombeiro de Área (CBA), e a todos os quartéis operacionais do Estado do Rio de Janeiro. Essa prática permite o alinhamento em todas as unidades e prepara as equipes para os desafios operacionais de maneira realista e eficaz, fortalecendo a atuação da Corporação.  
 
Outro ponto destacado foi o papel das Guarnições de Resposta ao Desastre (GRDs). Essas equipes, compostas por bombeiros e equipamentos essenciais, são designadas para agir diretamente no Teatro de Operações sob a supervisão de um líder, assegurando uma atuação rápida e organizada no atendimento às demandas das comunidades afetadas.  
 
A Operação Pluviam demonstra o compromisso do Comando-Geral do CBMERJ em proteger a população fluminense durante o período de chuvas intensas, reforçando a importância do planejamento e da integração para salvar vidas e mitigar impactos.

 

CBMERJ realiza reunião estratégica para a Operação PLUVIAM
Pular para o conteúdo