Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros RJ realizam simulado de desocupação em escolas públicas

Atividade envolveu mais de 50 mil pessoas em 158 escolas públicas de todo o Estado

Na semana dedicada à celebração do Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), realizaram, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e as prefeituras, um exercício simulado de desocupação de escolas.
 
Cerca de 50 mil estudantes, professores e funcionários participaram da iniciativa, que envolveu 158 colégios públicos de todo o Estado. O simulado reforça a cultura da prevenção na comunidade escolar, oferecendo orientações de segurança em situações de emergência e aumentando a cultura de prevenção e resiliência.
 
-A Prevenção é a melhor Defesa! Desta forma, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros RJ, está preparado para o enfrentamento de desastres, sobretudo os relativos às chuvas que se aproximam com a chegada do Verão. Ações como esta são fundamentais para capacitar a população jovem a agir em casos extremos. Sabemos do potencial que eles têm como multiplicadores dessas informações nas suas famílias, nas suas comunidades. É uma corrente que salva vidas!  – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, que acompanhou de perto a ação.
 
Ao longo do ano, a SEDEC-RJ e o CBMERJ programam uma série de ações para preparar os agentes e a sociedade para eventuais emergências. No último sábado (23.11), por exemplo, um exercício de desocupação em 21 comunidades vulneráveis envolveu cerca de 20 mil pessoas em 14 municípios. Seminários, palestras, capacitações também fazem parte da estratégia da pasta, que atua de forma alinhada com toda a estrutura do Governo do Estado.
 
Para garantir a atuação rápida e eficaz em todos os tipos de salvamentos, em caso de desastres, o Governo do Estado também investe em modernização de viaturas e equipamentos, capacitação de militares, até com cursos internacionais, e aquisição de novas tecnologias. Nos últimos anos, foram empenhados cerca de R$ 1 bilhão na Secretaria, visando à excelência dos socorros, seja por terra, água ou ar.
 
Entre os destaques, estão novas ambulâncias, caminhões de busca e salvamento, simuladores para treinamento de combate às chamas, sonares de última geração, capazes de buscas subaquáticas em caso de inundações/alagamentos, além de ferramentas desencarceradoras para cortar estruturas metálicas, entre outros.
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ

 

Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros RJ realizam simulado de desocupação em escolas públicas
Pular para o conteúdo