Corpo de Bombeiros RJ capacita militares da Região Serrana

Curso de Operações de Salvamento em Desastres tem como foco a atuação dos militares em situações de colapso estrutural e deslizamento de terra

Os quartéis de Nova Friburgo (6º GBM), Petrópolis (15º GBM) e Teresópolis (16º GBM) finalizaram, no dia 30 de novembro, um treinamento intensivo voltado para atuação em situações de colapso estrutural e deslizamento de terra. A capacitação, que durou cinco dias, faz parte do Programa de Qualificação Operacional do Estado-Maior Geral (EMG) e foi ministrada pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS).

As instruções contaram com apoio do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA) e da Coordenadoria de Veículos Aéreos Não-Tripulados (COVANT). Os militares participaram de oficinas de resgate em estruturas colapsadas e áreas deslizadas, utilizando técnicas como: elevação de carga; extração de vítimas; ancoragem expedita; movimentação de carga com bipé; escoramento em vala, entre outras.

– A iniciativa tem como objetivo preparar os militares da Região Serrana para as contingências características do Verão, estação marcada por chuvas fortes. A ação permite que nossas unidades estejam preparadas para uma pronta resposta nesses tipos de eventos e alinhadas com o fluxo de atuação das demais unidades – afirmou o capitão Silva, coordenador do Curso de Salvamento em Altura (CSALT) e do Curso de Operações de Salvamento em Desastres (COSD).

As instruções aconteceram nas dependências do GBS, na Barra da Tijuca, e do 16º GBM, em Teresópolis. O curso também contou com um exercício simulado, que integrou os eventos alusivos ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, comemorado no dia 29 de novembro.
Corpo de Bombeiros RJ capacita militares da Região Serrana