Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Encontro marca o fortalecimento da parceria com instituições da sociedade civil para atuação em ações de assistência humanitária no pós-desastre

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ), por meio da Superintendência Operacional (SUOP), realizou, nesta quinta-feira (03.04), a 1ª Reunião de Trabalho e Nivelamento com instituições da sociedade civil organizada para a reativação da REDE SALVAR no estado do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu no auditório da Escola de Defesa Civil (ESDEC) e contou com a presença de 19 líderes representando 13 organizações não-governamentais.
 
Criada em 2017, a REDE SALVAR é uma iniciativa da SEDEC-RJ que promove a mobilização de instituições vocacionadas para atuar no pós-desastre, fortalecendo a resposta aos eventos adversos e garantindo apoio e acolhimento à população afetada. A ação representa uma importante articulação de esforços humanitários, ampliando o alcance das atividades de proteção e assistência.
 
Durante situações de emergência, os membros da REDE SALVAR atuam de forma organizada e coordenada, cooperando nas ações de assistência humanitária em prol de famílias vitimadas por desastres ou em condição de vulnerabilidade. O objetivo é garantir uma resposta ágil, eficiente e sensível às necessidades da população.
 
Entre as instituições participantes da reunião estavam a Cruz Vermelha Brasileira (filiais RJ e Japeri), ADRA, União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Legião da Boa Vontade (LBV), Mitra Arquiepiscopal e Cáritas do Rio de Janeiro, LABRE, Jeep Clube Rio Bonito Off-Road, Papa Delta, Centro de Valorização da Vida (CVV), GRETA e APELL-CE. Todas demonstraram compromisso em integrar esforços junto à SEDEC-RJ.
 
Com a reativação da rede, essas entidades iniciam agora o processo de formalização da parceria institucional com a SEDEC-RJ, com base na Lei Federal 9.608/1998. A medida garante segurança jurídica à cooperação e amplia a capacidade de resposta integrada em todo o território fluminense.
 
As instituições também passarão a compor o Programa de Preparação para Emergências e Desastres, ao longo de 2025, fortalecendo ainda mais a cultura de prevenção, resposta e resiliência no Estado do Rio de Janeiro.

 

SEDEC-RJ promove reunião para reativação da REDE SALVAR no estado
Pular para o conteúdo