Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Iniciativa é fruto de parceria com o Ministério Público Trabalho (MPT) e visa preparar profissionais para prevenção ao suicídio e enfrentamento do estresse extremo

A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar RJ (CBMERJ) participam da primeira turma do Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Suicidologia e Segurança Pública, lançado na quinta-feira (10.04). A formação faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) para ampliar o cuidado com a saúde mental dos profissionais da área.
 
A capacitação, que terá duração de um ano, conta com a participação de 90 agentes de diversas forças de segurança do estado, incluindo polícias, Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Guarda Municipal, além do Corpo de Bombeiros. As aulas são ministradas em parceria com o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF-RJ), instituição referência no tema.
 
O curso é uma das ações do Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública. O objetivo é formar multiplicadores nas corporações, com foco na prevenção ao suicídio e no manejo do estresse intenso a que esses profissionais estão expostos.
 
Pelo CBMERJ, participam psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, uma médica e o capelão da Corporação. A articulação das atividades com o MPT-RJ é feita por um representante da SUSAU, que atua como ponto focal da parceria.
 
Com validade inicial de 24 meses, o acordo prevê uma série de ações, como campanhas educativas, produção de cartilhas, simpósios e inspeções de saúde mental — esta última, em fase de implementação. Os conteúdos buscam promover o autocuidado e a valorização dos profissionais.
 
– A participação no curso representa mais um passo importante para a valorização dos profissionais da segurança pública e para a construção de uma rede sólida de apoio psicossocial. – declarou o coronel Tarciso Salles, secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ.

 

SEDEC-RJ e CBMERJ participam de Curso de Suicidologia para agentes de segurança do Rio de Janeiro
Pular para o conteúdo