Ação acontece em 26 praias do Estado e beneficia 3.700 crianças
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) deu início, nesta segunda-feira (14.01), à edição 2019 do Projeto Botinho. A colônia de férias, uma parceria com o Sesc RJ, acontece simultaneamente em 26 praias, de segunda a sexta, até o dia 25. A abertura oficial foi realizada no 2º Grupamento Marítimo (GMar), na Barra da Tijuca.
Cerca de 3.700 crianças e adolescentes participam desta edição, em todo o Estado. Os alunos são divididos em três turmas, com propostas adequadas a cada faixa etária: Golfinho (7 a 10 anos), Moby Dick (11 a 14 anos) e Tubarão (15 a 17 anos).
– Quem participa do Botinho sempre quer voltar. Tem crianças que fazem todos os anos. Alguns dos nossos guarda-vidas descobriram a vocação ainda jovens, depois de passar pelo projeto. A praia é uma escola, onde as crianças aprendem valores de amizade, respeito, companheirismo e disciplina – afirmou o coronel Alex Borges, subchefe administrativo do Estado-Maior Geral.
O Botinho acontece desde 1963. O objetivo é estimular a cultura de prevenção a acidentes marítimos por meio de atividades lúdicas e orientadas. A garotada recebe noções de preservação do meio ambiente, orientações sobre as condições do mar, sobre primeiros socorros e dicas para evitar afogamentos.
– Temos muito orgulho de participar deste projeto social grandioso do Corpo de Bombeiros do Rio que, há mais de meio século, vem oferecendo esporte, lazer e educação gratuitamente para as futuras gerações. Isso é cidadania – disse Regina Pinho, diretora regional do Sesc RJ.