Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Bombeiros do Rio que atuaram em Brumadinho são homenageados

Governador Wilson Witzel participou de cerimônia no Quartel Central. Na mesma ocasião, foram entregues 10 viaturas para a corporação

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, na manhã desta quarta-feira (06.02), uma homenagem aos 80 militares que participaram dos trabalhos de busca e resgate em Brumadinho, Minas Gerais. A equipe recebeu a “Medalha do Mérito Força e Coragem” no pátio do Quartel Central. A comenda é conferida aos bombeiros que se destacam em operações de grande relevância. O governador Wilson Witzel participou da cerimônia, que também foi marcada pela entrega de 10 viaturas do tipo ABSL. Elas são utilizadas para ocorrências de busca e salvamento. O investimento foi de cerca de R$ 3 milhões, proveniente dos recursos arrecadados com a taxa de incêndio. 

Duas equipes, de 40 militares cada uma, se revezaram no trabalho ao longo de dez dias em Brumadinho. Uma aeronave, nove viaturas e três cães farejadores também foram usados na operação. Na quinta-feira (07.02), a pedido da corporação mineira, mais dois cães e os bombeiros condutores serão enviados à cidade.

 – O cão é muito preciso para localizar vítimas. Naquele mar imenso de lama e rejeitos, o animal vai indicar exatamente onde devem ser feitas as buscas. Nós enviamos o que tínhamos de melhor, tanto de especialistas quanto de equipamentos. Também providenciamos uma logística de alimentação e de alojamento para não impactar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que já estava com toda a dificuldade inesperada – destacou o comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., que agradeceu à tropa intitulando-os “soldados do fogo e da lama”.

O governador Wilson Witzel também agradeceu aos militares e comentou a iniciativa.

– O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a prestar a imediata solidariedade. Vocês fizeram um trabalho para o qual estão preparados. São estes valores que me fazem ter esperança, há homens e mulheres de bem trabalhando e servindo – afirmou o governador.

Bombeiros do Rio que atuaram em Brumadinho são homenageados
Pular para o conteúdo