Militares vão atuar nas regiões Norte/Noroeste e Litorânea do Estado
O Curso de Mergulho Autônomo (CMAut/2019) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que teve início em abril, vai formar a 22ª turma de mergulhadores da corporação. Este ano, o curso será desenvolvido de forma destacada, tendo como base operacional o 5º GBM (Campos dos Goytacazes). Os concludentes vão atuar nas regiões Norte/Noroeste e Litorânea do Estado.
Segundo o comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e diretor do CMAut/2019, tenente-coronel Rodrigo Bastos, esta é a primeira vez que um curso do grupamento vai acontecer neste modelo descentralizado. A previsão é de que seja concluído em agosto.
– Estamos encarando como um grande desafio para o corpo docente do programa. Vamos capacitar os militares na atividade especializada de mergulho autônomo, diminuindo o tempo resposta das operações desta natureza – disse o tenente-coronel.
Outra novidade desta edição é o acompanhamento profissional de uma psicóloga, a tenente-coronel Eliane. Para a oficial, é fundamental gerenciar os aspectos emocionais na capacidade de adaptação do mergulhador ao ambiente subaquático.
– No mergulho, uma decisão instintiva e/ou inconsequente pode desencadear um sério acidente ou até mesmo uma fatalidade. Dessa forma, o aspecto emocional torna-se um diferencial nos momentos de estresse e é determinante para a segurança do militar e das pessoas envolvidas, bem como para o sucesso da missão – explicou a psicóloga, que faz atendimento tanto para alunos como para professores.