Atividade possibilitou a aplicação prática dos conceitos sobre a combustão com o suporte das inovações
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, no dia 30 de abril, uma mostra de equipamentos de alta tecnologia para uso no combate a incêndio. Participaram da capacitação os cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais da Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II. A atividade faz parte da grade curricular dos militares.
Na ocasião, os cadetes tiveram contato com as mais atuais e avançadas tecnologias para prática de combate a incêndio, como câmeras térmicas e detectores de gases. Esses equipamentos são utilizados para a leitura de pontos de calor, busca de vítimas e monitoramento de atmosferas explosivas, por exemplo.
– Todos tiveram a oportunidade de manusear cada equipamento durante o experimento intitulado “estudo da vela”, explorando, na prática, os conceitos da ciência do fogo até aqui aprendidos – disse o capitão Daniel Campos Correia, instrutor da disciplina de Introdução à proteção contra incêndio e pânico.
De acordo com o coronel Alexsandro Santos Fernandes, comandante da instituição de ensino, a dinâmica na metodologia fixa o conhecimento.
– É importante a aplicação dos conceitos teóricos na prática, uma vez que ajuda na compreensão e na possibilidade de sair da invariabilidade – disse o oficial.