Prova de rua aberta a militares e civis aconteceu no Centro do Rio em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro
O Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu as portas, no domingo (07.07), para a já tradicional Corrida e Caminhada Soldado do Fogo. A unidade foi palco da largada e da chegada da prova, além do pódio de premiação. A atividade, aberta a militares e civis, está em sua segunda edição e é realizada em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorado no dia 02 de julho.
O evento reuniu cerca de 1.700 pessoas este ano. Os participantes percorreram distâncias de 5 e 10 km pelo Centro do Rio. O percurso incluiu pontos históricos da cidade, como Praça da República, Praça Tiradentes, Catedral Metropolitana, Arcos da Lapa, Cinelândia e Campo de Santana. Todos foram contemplados com medalha de participação. Os vencedores ganharam, ainda, troféus exclusivos.
– É com muita alegria que abrimos as portas do nosso Quartel Central para mais uma edição da Corrida e Caminhada Soldado do Fogo. É um momento de comemoração e confraternização entre nossos bombeiros, familiares e amigos – destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey Jr.
De acordo com o capitão Miguel Morone, campeão dos 10K e o melhor bombeiro na classificação geral, o domingo foi de muita emoção.
– Vestir essa farda, armadura de muitas glórias, me enche de orgulho. E competir representando todos os meus amigos de farda é algo imensurável. Há 17 anos, entrei nesse Casarão Vermelho pela primeira vez e foi amor à primeira vista. Tive a certeza que estava em casa literalmente. Hoje, no último km, quando a disputa estava ombro a ombro e sofri o ataque, confesso que desestabilizei e pensei em aceitar a segunda colocação. Mas logo vi um amigo gritando, dando força. E todos que estavam à sua volta fizeram uma corrente de energia. Pensei: Hoje não. Não dentro da minha casa e na frente da minha segunda família. Contra-ataquei nem sei como e o lugar mais alto do pódio é nosso – comemorou o militar do Grupamento Marítimo.
Para Cristiano Marcelino, da empresa Nit2Sports – realizadora do evento juntamente com a Fundação de Apoio ao CBMERJ (Fabom) –, a organização do evento requer grande responsabilidade. No entanto, a alegria e a satisfação de cada participante na prova superam o trabalho árduo.
– Sabemos que os civis que se inscrevem certamente o fazem por conta do prestígio da corporação e porque confiam nos bombeiros. Poder ver os participantes felizes e satisfeitos é gratificante. Pudemos corresponder tanto àqueles atletas que correm forte, na frente, quanto os que vão para brigar por uma boa colocação em sua categoria, e até os que fazem para completar, caminhar, superar seus próprios limites. Valorizamos todos e produzimos um evento para todos. Assim vamos crescendo.
Segue o resultado geral da Corrida e Caminhada Soldado do Fogo:
5K Feminino
1º – Glauciele de Souza – 17’56”
2 º – Rozana Albuquerque – 18’15”
3 º – Sandra Martins – 19’30”
4 º – Helena Daco – 21’03”
5 º – Adriana Ribeiro – 21’48”
5K Masculino
1 º – Ronald Jefferson – 15’30”
2 º – Sérgio Ferreira – 16’08”
3 º – Carlos Vinicius da Silva – 16’11”
4 º – Marcelo Alves – 16’41”
5 º – Clayton Lourenço – 16’50”
10K Feminino
1 º – Claudiana Macedo – 40’22”
2 º – Mayara Braga – 40’56”
3 º – Vanessa Buonora – 44’10”
4 º – Simone Ribeiro – 44’38”
5 º – Lindalra Cunha – 45’34”
10K Masculino
1 º – Miguel Morone Neto – 32’27”
2 º – Manoel Pereira – 32’31”
3 º – Renan Marconato – 33’25”
4 º – Rosenildo da Silva – 33’34”
5 º – Irineu Moreira – 34’22”