Treinamento vivencia situações adversas que possam ser encontradas na rotina diária dos militares
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, entre os dias 8 e 12 de julho, o exercício de Reprodução de Ocorrências de Longa Duração (ROLD) com os alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd/2019). O objetivo da atividade é vivenciar situações adversas que possam ser encontradas na rotina diária e que exijam aplicação de técnicas, esforço físico, rusticidade e resiliência por parte dos militares.
De acordo com o capitão Julio Cesar, chefe da Divisão de Ensino do CFAP, foram realizados diversos tipos de treinamentos, como salvamento em altura – em ambientes de mata e aquático – e orientações diurna e noturna. Todas as atividades alinhadas à aplicação de técnicas de sobrevivência na selva.
– O dia a dia do bombeiro militar requer bastante preparação, uma vez que o estresse e o esforço físico constantes são inerentes à profissão. O ROLD tem a missão de levar os alunos para condições ainda não vivenciadas, como atendimentos de salvamento variados em um curto espaço de tempo – disse o capitão.
O exercício foi encerrado com uma marcha até o CFAP. Na ocasião, houve formatura para recepção dos alunos com a presença de familiares. A última etapa do Curso de Formação acontece, nesta quarta-feira (17.07), no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento (CEICS).