Evento celebra a Queda da Bastilha e tem ligação direta com as casernas dos combatentes europeus
O Centro Histórico e Cultural do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) foi palco da Festa Nacional Francesa. Organizado pelo Consulado da França, o evento tradicional comemora a Queda da Bastilha, o centro da Revolução Francesa. A celebração de 14 de julho conta com uma parada militar – aos moldes do 7 de setembro no Brasil –, além de várias atividades populares, como concertos e bailes organizados pelos bombeiros.
Esta é a segunda vez que o Casarão Vermelho abre as portas para o evento. A primeira aconteceu há mais de 10 anos. E, de acordo com o comandante-geral da corporação e secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey Jr., pode se tornar uma tradição.
– No que depender da gente, nosso quartel estará sempre aberto para receber a festividade que marca a história da França e tem os bailes dos bombeiros como parte tradicional da comemoração da festa nacional – destacou.
Participaram do evento o vice-governador Claudio Castro, o secretário de Desenvolvimento Lucas Tristão, o embaixador e o cônsul franceses no Brasil, Michel Miraillet e Jean-Paul Guihaumé, respectivamente, além de outras personalidades civis e militares.