Helicópteros do Corpo de Bombeiros do Rio já transportaram 100 órgãos em 2019

Corporação atua em apoio à Secretaria Estadual de Saúde em programa de transplante

O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou, no sábado (20.07), o 100° transporte de órgãos em apoio ao Programa Estadual de Transplantes (PET) da Secretaria de Saúde (SES) em 2019.

O material – córnea e rins – foi captado no Hospital Municipal Ferreira Machado, em Campos, e levado para a capital fluminense.

– Nesse tipo de cirurgia, cada minuto faz diferença. Em áreas metropolitanas, o transporte aéreo garante a agilidade necessária – afirmou o comandante do GOA, tenente-coronel Rammon Dias.

Além do CBMERJ, o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) também apoia a SES.

– É uma honra para o Corpo de Bombeiros do Rio auxiliar este projeto. Desde 2016, quando iniciamos a parceria com o PET, aumentamos em mais de 500% o número de órgãos transportados por helicópteros operados pela corporação. Em 2016, foram 17; em 2017, 64; e em 2018, 105. Este ano, até este domingo (21.07), já foram 103 órgãos transportados — quase a mesma marca de todo ano passado – afirmou o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey.

Desde sua criação, em 2010, o PET já realizou mais de 15 mil transplantes, fazendo com que o Rio saísse dos últimos lugares do ranking nacional para ocupar as primeiras colocações no país. Hoje, o programa realiza captação e transplante de coração, pulmão, fígado, rim, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). No primeiro semestre de 2019, os números chegaram a 378 transplantes de órgãos sólidos.
Helicópteros do Corpo de Bombeiros do Rio já transportaram 100 órgãos em 2019