Conceito e metodologia de análise de risco foram os focos da instrução
O quartel de Petrópolis (15º GBM) promoveu, no dia 24 de julho, uma instrução sobre estruturas colapsadas. A capacitação focou em conceito e metodologia de análise de risco. A atividade contou com a participação do engenheiro Amaury Figueira, que ministrou palestra. Também estiveram presentes militares de outras unidades, como Teresópolis, Nova Friburgo, Jacarepaguá e São Gonçalo.
Segundo o capitão Daniel Campos Correia, chefe da Seção Operacional do 15º GBM, foram apresentados os mais diferentes sinais que uma estrutura de concreto armado pode demonstrar antes do desabamento.
– Essa instrução é de grande importância para a capacitação técnica dos nossos oficiais no enfrentamento aos riscos também nos locais de incêndio, que além dos eventos de desabamentos, soterramentos, e outros dessa natureza, podem oferecer outras ameaças aos militares.
De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Gil Kempers, a atividade faz parte do cronograma anual do quartel de Petrópolis.
– A atualização das informações, do conhecimento, é muito importante para a excelência do atendimento do CBMERJ junto à população fluminense – destacou.