Militares especializados atuarão em operações de busca e salvamento em todo território fluminense
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, no dia 30 de agosto, a formatura do Curso de Mergulho Autônomo (CMAut/2019), coordenado pelo Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra). A solenidade foi realizada no quartel de Campos dos Goytacazes (5º GBM). A unidade foi sede da especialização, realizada pela primeira vez de forma descentralizada.
O curso teve duração de cinco meses e contou com as mesmas características do programa realizado na capital em anos anteriores. Os alunos passaram por treinamentos físicos e técnicos, além de participarem de diversas atividades e instruções subaquáticas específicas. A partir de agora, eles atuarão em apoio às operações de resgate de vítimas e bens.
– Ao assumir o comando do CBA Norte/Noroeste, dentre as atividades idealizadas, me comprometi em apoiar o desenvolvimento do CMAut/2019. A realização deste curso aqui na região é estratégica. Temos uma das maiores bacias hidrográficas do Estado – destacou o comandante do CBA IV, coronel Leonardo Couri.
De acordo com o tenente-coronel Rodrigo Bastos, comandante do GBS, os formandos irão atuar em todo o território fluminense.
– Esses profissionais estão aptos a cumprir todos os desafios da profissão no que diz respeito às atividades de mergulho, como buscas, salvamentos e resgates em operações aquáticas e subaquáticas – explicou o oficial.
O comandante do 5º GBM, tenente-coronel Rodrigo Barcelos, ressaltou que a formação dos novos mergulhadores também tem reflexo positivo direto no atendimento à população do Norte/Noroeste do Estado.
– Com mais esses especialistas, a nossa área operacional também sai ganhando com o reforço no efetivo de especialistas em mergulho – disse.