Exercício teve como objetivo o reconhecimento de área e o treinamento dos militares
Bombeiros do quartel do Humaitá (1º GBM) realizaram, no dia 20 de dezembro, um simulado operacional de salvamento de pessoa na região da Cachoeira dos Primatas (Morro do Corcovado), no Parque Nacional da Tijuca. O objetivo do exercício foi realizar o reconhecimento de área e reforçar o treinamento dos militares no que diz respeito aos procedimentos operacionais. Na localidade é alto o índice de ocorrências de diversos tipos, principalmente com a chegada das férias escolares e do verão.
A atividade simulou a presença de duas vítimas no alto do primeiro platô da cachoeira. Enquanto a que estava em estado mais grave foi retirada da pedra por meio de um plano inclinado, a outra caminhou com a guarnição para sair em segurança do local.
– Este tipo de exercício é de extrema importância não só para manter o nível operacional de nossos militares em uma área onde operamos com frequência, mas também para atualizar as técnicas de acesso por cordas. São procedimentos que exigem precisão e preparo e, por isso, devem ser treinadas até a exaustão – disse o tenente-coronel Márcio Neves, comandante do quartel do Humaitá.
De acordo com o oficial, nesta época do ano, há um grande aumento de visitação nas trilhas e cachoeiras, o que eleva a possibilidade de acionamentos.
– Em cenários como este são grandes os riscos das pessoas se perderem, além de serem vítimas de quedas, que geram fraturas, luxações e até mesmo lesões mais graves como traumatismo crânio encefálico – destacou.