Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Policlínica de Campos realiza I Fórum sobre Telemedicina e Saúde Digital

Serviço conecta pacientes a especialistas, sem que os militares precisem se locomover até a capital
 
A 4ª Policlínica de Campos realizou, no dia 17 de fevereiro,  o I Fórum sobre Telemedicina e Saúde Digital do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). O evento teve o objetivo de disseminar informações a respeito do funcionamento da atividade na corporação, implementada em 2019, sob a coordenação do diretor geral de saúde, coronel Roberto Miura. Participaram militares da unidade e da região. 
 
Os temas abordados foram: Telemedicina e Saúde Digital: histórico no Brasil e no mundo; Resolução do Conselho Federal de Medicina sobre Telemedicina: aspectos éticos e legais; TeleMED CBMERJ: implantação e casuística. As palestras foram apresentadas pela capitão Simone Farah, que é cardiologista, arritmóloga e mestre em Telemedicina e Telessaúde. Ao final houve um debate sobre os assuntos. 
 
A implantação do projeto TeleMED CBMERJ na 4ª Policlínica consiste na realização de teleconsultoria entre o oficial médico clínico da própria unidade e um médico especialista da corporação. Este profissional, do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP) do CBMERJ, discute o histórico do paciente, define o diagnóstico e, juntos, traçam a conduta de tratamento. Já são mais de 100 dias de  teleconsultorias cardiológicas de militares e dependentes que, hoje, não precisam mais se deslocar até o Rio de Janeiro para conseguir uma avaliação. 
 
A subdiretora da 4ª Policlínica, tenente-coronel Gilliana Riscado, ressaltou a ampliação dos atendimentos por meio do serviço. 
 
 – Essa modalidade nos permite ampliar os cuidados à saúde dos nossos militares e dependentes, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida e do desempenho das atividades funcionais – disse a oficial. 
 
Para o diretor da unidade, coronel Marcus Delfraro, a iniciativa inovadora é de grande importância e agiliza o atendimento de pacientes que necessitam de especialidades médicas no interior do Estado.  
 – Esse serviço vai proporcionar a ampliação da cobertura por especialidades médicas aos militares próximo de suas residências – complementou.
Policlínica de Campos realiza I Fórum sobre Telemedicina e Saúde Digital
Pular para o conteúdo