Destacamento de Bonsucesso desempenhou a atividade que tem o objetivo de intensificar o monitoramento e a prevenção, além de coibir práticas ilícitas
Bombeiros do quartel de Teresópolis (16º GBM) realizaram, na quarta-feira (22.07), o Dia D contra as queimadas ilegais. A atividade, que faz parte das ações preventivas promovidas pela unidade, foi desempenhada pelos militares do destacamento de Bonsucesso (DBM 2/16) e teve como objetivo reforçar o monitoramento e a importância da prevenção na localidade, além de reprimir práticas ilícitas. A operação contou com o apoio do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estão previstas novas diligências enquanto durar o período de estiagem, que favorece a propagação do fogo por conta da escassez de chuva e da intensidade dos ventos.
Durante a força-tarefa, foram feitas intervenções práticas de extinção de focos de fogo em vegetação, apreensões de gaiolas e viveiro e soltura de pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. Também houve emissão de autos de constatação e notificações por crimes ambientais.
– Atingimos o objetivo da ação. Levamos informações e conhecimentos à população visando à preservação do meio ambiente, como a não utilização do fogo como método de limpeza de terreno e renovação de pastos. Além disso, orientamos, ainda, sobre a importância da colaboração da sociedade, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus, uma vez que gases resultantes das queimadas podem agravar os problemas respiratórios. É necessária a conscientização de todos – disse o comandante do 16º GBM, tenente-coronel Fábio Gonçalves.