Diretoria Geral de Apoio Logístico realiza obra de contenção no HCAP

Intervenção garante segurança de pacientes e funcionários sem prejudicar o funcionamento da unidade de Saúde em meio à pandemia do coronavírus

Estão avançadas as obras de estabilização e contenção de taludes do Hospital Central Aristarcho Pessoa (HCAP), no Rio Comprido. As intervenções, fundamentais para garantir a segurança de pacientes e funcionários, sem prejudicar o funcionamento da unidade de Saúde em meio à pandemia do coronavírus, são realizadas por uma empresa especializada contratada pela Diretoria Geral de Apoio Logístico (DGAL), por meio de licitação própria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

– A obra saiu do papel graças aos esforços do Comando-Geral junto ao Governo do Estado e à edição dos Decretos Nº 46.013 e 47.192, que autorizam o CBMERJ a planejar e executar obras e serviços de engenharia no âmbito da corporação – explicou o coronel Renê Brito da Silva, diretor-geral de Apoio Logístico do CBMERJ.

O corpo técnico da DGAL desenvolveu, em caráter emergencial, os estudos preliminares e o anteprojeto de engenharia essenciais à execução e à seleção da melhor solução geotécnica.

– Essa foi a primeira contratação feita pelo corpo técnico do CBMERJ. A medida permitiu que a unidade mantivesse inalterada a estrutura de atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da corporação – reforçou o oficial.

Depois do levantamento topográfico e do desenvolvimento dos projetos básico e executivo, os trabalhos focaram na limpeza dos taludes e no escoramento da estrutura. Agora, estão sendo realizados o ajuste da inclinação e a execução das fundações das muretas de contenção. Os próximos passos incluem a concretagem das fundações e muretas, o plantio de vegetação específica para contenção e prevenção da erosão, e a interligação das canaletas de drenagem.

REQUERIMENTO DE LICENÇA

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro – CNPJ 28.176.998/0004-41 torna público que requereu à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC, através do processo nº 14/200.359/2020, Licença Ambiental Municipal para a Obra de Contenção e Estabilização dos Taludes do Hospital Central Aristarco Pessoa – HCAP, sito à Avenida Paulo de Frontim, nº 876, Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ.

Diretoria Geral de Apoio Logístico realiza obra de contenção no HCAP