Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros RJ se apresenta para um dos maiores críticos musicais do país

Ricardo Cravo Albin foi convidado para ser curador do grupo 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, na tarde de 15 de setembro, no Quartel Central da corporação, a visita de Ricardo Cravo Albin, considerado um dos maiores pesquisadores da música popular brasileira, fundador do Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro, e criador do Instituto Cravo Albin.

O historiador, acompanhado do  secretário de Estado de Defesa Civil e comandante do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro; do jornalista e produtor cultural, Cláudio Magnavita; do ator e escritor Sérgio Fonta e do assessor da Subsecretaria de Parceiras e Concessões da Seplag, Cássio Castro, fez uma visita guiada pelo Museu Histórico do Corpo de Bombeiros e, em seguida, acompanhou uma audição exclusiva da banda sinfônica da corporação. O grupo apresentou cinco composições de autoria de Anacleto de Medeiros, fundador e primeiro maestro da banda. 

– Não há uma pessoa que goste de Música Popular Brasileira que não se emocione com os músicos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Essa é uma das bandas mais tradicionais da MPB. Com esse grupo, fundado por Anacleto de Medeiros, um dos maiores e mais originais maestros que o país já teve, nasceu a qualidade musical carioca – declarou Ricardo Cravo Albin.

Para o comandante da corporação, coronel Leandro Monteiro, o encontro marca um novo momento da banda:

– Convidamos Ricardo Cravo Albin para ser nosso curador. Já estamos fomentando alguns projetos e, com seu talento e experiência únicos, nos tornaremos uma das melhores orquestras do Brasil – disse o coronel.

 

Produção: Equipe ACS

Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros RJ se apresenta para um dos maiores críticos musicais do país
Pular para o conteúdo