Bombeiro Mirim: Quartel de Teresópolis forma 92 crianças

Alunos de duas escolas municipais participaram desta edição do projeto

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do quartel de Teresópolis (16º GBM), realizou, no dia 8 de junho, a formatura do projeto Bombeiro Mirim. Na ocasião, 92 alunos da rede municipal de ensino participaram da cerimônia. A iniciativa visa à formação de pequenos cidadãos multiplicadores de ações de Defesa Civil, primeiros socorros, prevenção, cidadania e educação ambiental. As atividades aconteceram, durante um pouco mais de um mês, nas escolas Belkis Frony Morgado, em São Pedro, e Sylvio Amaral dos Santos, na Granja Guarani. A previsão é que novas turmas sejam formadas ainda este ano.

O Bombeiro Mirim atua nos temas transversais aos abordados no currículo formal das escolas. Ainda durante o projeto, as crianças puderam visitar o Quartel Central da corporação, onde conheceram o Museu Histórico. Eles também assistiram a uma apresentação da Banda Sinfônica do CBMERJ.

– Ao longo das muitas horas de trabalho e de todo empenho na execução dos diferentes desafios enfrentados por nossos militares, a severidade e aspereza dos serviços não nos tiram a sensibilidade e a compreensão do dever social que temos e podemos fomentar – destacou o comandante do 16º GBM, tenente-coronel Fábio Gonçalves.

De acordo com o capitão Fabio Pimentel, instrutor do projeto, o empenho dos militares do quartel de Teresópolis é fundamental para o sucesso ação. Durante a solenidade, uma homenagem foi feita ao bombeiro Bettecher, subtenente da reserva remunerada. Ele desempenhou a função de instrutor-chefe do Bombeiro Mirim por alguns anos.

– A prova de que exerceu o seu papel com brilhantismo é que frutos foram deixados. O projeto Bombeiro Mirim inspira as crianças. Muitas sequer dispõem de referências. Então, somos uma oportunidade para que elas possam enxergar além daquilo que as cercam. É uma enorme responsabilidade, mas todo esforço vale a pena quando vemos o brilho em seus olhos – afirmou o oficial.

Bombeiro Mirim: Quartel de Teresópolis forma 92 crianças