Atividade teve o objetivo de capacitar os militares seguindo a nova filosofia para casos de tentativa de suicídio
Entee os dias 26 e 28 de novembro, o Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB) promoveu um curso de abordagem técnica para salvamento de pessoa em situação de suicídio. O objetivo foi capacitar os militares no âmbito da nova filosofia que prevê a importância de um diálogo e negociações intensivas. Participaram da atividade o quartel de Petrópolis (15º GBM) e os destacamentos de Três Rios (DBM 1/15) e de Itaipava (DBM 2/15). A tenente-coronel Elaine Vasconcelos de Andrade, psicóloga especialista no tema e em psicologia de desastres, apoiou o treinamento.
De acordo com o comandante do CIEB, tenente-coronel Leonardo Quadro Campos, o curso foi idealizado diante da necessidade de se difundir o conhecimento, além de ser uma forma de atualização das técnicas desenvolvidas nas ocorrências.
– Vamos levar essa reciclagem a todos os quartéis do Estado. A ideia é aprimorar a atuação dos nossos bombeiros. Instruções como essas são essenciais para uma melhor resposta ao evento a ser atendido – disse.