Atividades foram voltadas para o escape de aeronave submersa
Bombeiros do quartel de Cabo Frio (18º GBM) participaram, no dia 23 de outubro, de uma capacitação na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (Utepas). A atividade aconteceu nas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN) da Marinha do Brasil, em São Pedro da Aldeia.
As instruções foram divididas em duas etapas com instruções teóricas e práticas. Na primeira fase, os militares realizaram atividades de natação, flutuação, adaptação de profundidade de cinco metros e passagem pelas janelas do módulo simulador de aeronave. Posteriormente, foram aplicadas técnicas de virada nas condições diurna e noturna, de forma a preparar os bombeiros para emergência no mar após um acidente.
De acordo com o tenente Ramon Andrade, chefe da Subseção de Atividades Especializadas do 18º GBM, a capacitação foi de grande valia. Os militares foram expostos à situação adversa específica de escape de aeronave submersa, muito próxima da realidade.
– Durante o treinamento, nos foram passados os protocolos de como agir neste tipo de evento para salvar nossas vidas e dos demais tripulantes – destacou.
Para o subcomandante do quartel, major Glauco Rocha, a participação em instruções, mesmo fora do Corpo de Bombeiros RJ, é sempre muito incentivada pelos comandos das unidades operacionais.
– Não só agrega conhecimento como traz experiências importantes para as ocorrências que enfrentamos na nossa rotina diária – afirmou o oficial.