Foram apresentadas ações preventivas e de resposta desenvolvidas pela unidade operacional frente às situações adversas provocadas pelas chuvas na região
Durante os dias 27 e 28 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), representado por uma comissão de oficiais do quartel de Petrópolis (15º GBM), participou do II Fórum de Gestão de Desastres causados pelas chuvas. Na ocasião, os militares apresentaram as ações preventivas e de resposta desenvolvidas pela unidade operacional diante das situações adversas ocasionadas pelas chuvas na Região Serrana. O evento foi promovido pelo Centro Universitário Newton Paiva, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
O grupo também realizou uma visita técnica à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil local. Foi possível conhecer o sistema de monitoramento, alerta e alarme para alagamentos e inundações daquele órgão, entre outras ações e medidas desenvolvidas na cidade mineira para a redução dos riscos dos desastres causados pelas chuvas.
– A nossa experiência, junto aos valores agregados neste intercâmbio, possibilitará a criação de novos métodos e projetos visando à redução do risco de desastres na nossa área de atuação – disse o capitão Daniel, chefe da Seção Operacional do quartel de Petrópolis.
De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Gil Kempers, aprimorar as ações preventivas é sempre muito importante para a atuação dos bombeiros no Estado.
– A troca de conhecimentos é sempre muito bem-vinda, assim como a busca de soluções e novos conhecimentos para o enfrentamento dos desastres causados pelas chuvas. Encontros acadêmicos como este são fundamentais para o aprimoramento da gestão de risco, das ações preventivas já comprovadas cientificamente – ressaltou.