Entre as atividades executadas, foram verificadas condições do local, possíveis riscos e mapeamento por georreferenciamento
Bombeiros do quartel de Petrópolis (15º GBM) realizaram, no dia 22 de janeiro, uma marcha de reconhecimento da trilha de acesso ao Morro do Meu Castelo, mais conhecido como Castelinho, no bairro do Alto da Serra. A atividade teve como objetivo verificar as condições gerais da trilha e possíveis riscos aos frequentadores, além de produzir o mapeamento georreferenciado dos pontos críticos, das fontes de captação d’água, da área de pouso para helicóptero, entre outros.
De acordo com o comandante do 15º GBM, tenente-coronel Gil Kempers, a instrução marca o início da preparação da temporada de montanhismo dos militares do quartel de Petrópolis.
– O reconhecimento da área de atuação faz parte do nosso planejamento anual para melhor desempenho durante os socorros. No caso específico das trilhas, facilita o emprego de viaturas, equipamentos operacionais e tropa em situações adversas de salvamento de pessoas – disse o oficial.
A trilha do Castelinho é um dos pontos turísticos mais frequentados de Petrópolis. De lá, é possível ver toda a Baía da Guanabara e as cidades do Rio de Janeiro, de Niterói e de Magé. A caminhada dura, aproximadamente, uma hora até o principal ponto de visitação.