Instrução teve foco no reconhecimento e no mapeamento do local
Militares do quartel de Petrópolis realizaram, no dia 26 de fevereiro, uma marcha de reconhecimento da trilha de acesso ao Pico do Cortiço, no bairro São Sebastião. A equipe verificou as condições gerais do trajeto e os possíveis riscos aos frequentadores. Também mapeou o uso de equipamento de georreferenciamento e dos pontos críticos do local, como fontes de captação d’água, por exemplo.
A trilha, bastante divulgada na Cidade Imperial, é conhecida como uma das melhores vistas e de mais fácil acesso de toda a região, o que favorece ao crescente aumento do número de ecoturistas no pico.
Segundo o capitão Leonardo Freitas de Lima, chefe da seção de operações do 15º GBM, a instrução marca o início da preparação da temporada de montanhismo da unidade.
– Essa primeira ação faz parte de um planejamento anual de reconhecimento das trilhas localizadas no município – reforçou.
O comandante do quartel, tenente-coronel Ramon Camilo, ratificou a importância da iniciativa.
– O reconhecimento das regiões de trilhas de Petrópolis facilitará o emprego exitoso da tropa nas missões de salvamento de possíveis pessoas acidentadas ou perdidas nesses locais.