Realização dos exames faz parte do protocolo da Ferj para a volta do futebol no Estado
Bombeiros do Grupamento de Prevenção em Estádios (GPreve) realizaram, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), testes para detectar Covid-19 no dia 18 de junho, data de retorno da programação do Campeonato Carioca no Maracanã. Para atuarem na partida entre Flamengo e Bangu, os militares foram submetidos ao protocolo de prevenção na sede da unidade no Méier.
Os testes sorológicos estão previstos nas medidas adotadas pela Ferj para o ‘Jogo Seguro’. Os exames foram realizados por meio da pulsão digital, em que, com apenas uma gota de sangue e após dez minutos, o resultado é liberado. Ele detecta a presença no sangue de anticorpos, tanto IgG, quanto IgM, para o vírus que provoca a doença.
De acordo com o major Gustavo Rumblesperger, atualmente respondendo pelo comando do GPreve, a prevenção está em primeiro plano no retorno do futebol.
– Neste momento sensível que estamos passando, o mais importante é pensarmos na saúde dos envolvidos. Todos, entre atletas, comissão técnica, jornalistas, bombeiros, policiais e seguranças, devem seguir as regras estabelecidas e aprovadas pelas autoridades – explica.