Estratégia, tática e técnicas previamente estabelecidas determinam o êxito da operação
Bombeiros do Humaitá (1º GBM) realizaram, no dia 10 de junho, um simulado de busca na mata em trilhas do Morro da Urca e Pão de Açúcar. O objetivo foi aprimorar as ações de comando e controle neste tipo de ocorrência, com foco em planejamento, reforço de materiais do Posto Avançado e noções básicas de orientação e navegação via carta topográfica.
O exercício simulou a busca a uma vítima na região. Duas equipes foram destacadas com a estratégia, a tática e as técnicas claramente definidas para a operação. Um grupo iniciou a subida por terra e o outro foi de bondinho até o topo para descer a trilha. Entre as técnicas aplicadas destacaram-se orientação por carta, pente fino, compartilhamento de localização via WhatsApp, marcação da trilha nos pontos críticos e sinalizador sonoro-luminoso. Rádios e celulares foram utilizados de acordo com a possibilidade de comunicação do local.
Em determinado momento, as equipes se encontraram na descida e dividiram esforços na varredura. A vítima foi localizada em uma trilha secundária que margeia a encosta rochosa. Neste momento, o sinalizador sonoro-luminoso avisou a um dos grupos o êxito da ação. Juntos, os militares empenhados trabalharam na extração da vítima, que tinha um entorse no pé. O transporte até o Posto de Comando foi feito em uma maca por meio do Bondinho.
– O planejamento detalhado e o dimensionamento correto dos recursos materiais e humanos resultam no sucesso da missão, trazendo um enorme ganho em eficiência e segurança para os nossos atendimentos – disseram o aspirante Luis Oliveira e o sargento Juliano, militares que coordenaram as equipes de busca in loco.