O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro deu início, no dia 12 de setembro, ao III Curso de Investigação e Perícia de Incêndio (CIPI). O curso será realizado por 40 oficiais do CBMERJ e dois oficiais da PMERJ, no período de setembro a dezembro, na modalidade semi-presencial.
Na primeira fase do curso, as aulas serão teóricas, realizadas por meio da plataforma de ensino à distância da Diretoria Geral de Ensino e Instrução. Na segunda fase, as aulas serão práticas e presenciais, tendo o Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CEICS) como o polo de ensino principal do curso.
Um perito de incêndios realiza perícia de incêndios e explosões, perícias criminais militares, perícias administrativas e pesquisas e testes de materiais operacionais. A perícia de incêndio possui a finalidade administrativa de retroalimentação do ciclo operacional da segurança contra incêndio e pânico.
Dentre as disciplinas, destacam-se as aulas sobre os sistemas de proteção contra incêndio e pânico, investigação de incêndio em edificações, veículos, florestas e embarcações. O curso inclui ainda aulas de fotografia e elaboração de laudos, pareceres e relatórios periciais.
Segundo o diretor de Instrução, “Nada é maior ao bombeiro militar que o ato da preparação, e todo curso de especialização transforma e capacita os indivíduos em heróis.” E, para o diretor da DPPT, coronel Felipe Monteiro, “Os concluintes deste curso passarão a integrar um seleto grupo de profissionais de grande importância para a tropa.”