Durante o exercício, os bombeiros encenaram o salvamento de uma pessoa com dificuldades para descer a trilha, devido a sua complexidade. A equipe de resgate agiu prontamente, demonstrando a importância da preparação e da atenção às normas de segurança em ambientes naturais.
Na ocasião, foi realizado um treinamento com os militares e um reconhecimento detalhado da trilha, visando outras situações de emergência, onde os militares necessitam realizar algum tipo de salvamento de vítimas que estejam em situações de perigo.
Confira abaixo instruções para trilhas:
– Conheça o local: Antes de iniciar qualquer trilha, informe-se sobre o percurso, nível de dificuldade e condições climáticas. Respeite os limites do seu preparo físico.
– Cuidados essenciais: Leve itens básicos, como água, lanche, kit de primeiros socorros, lanterna, agasalho e celular com bateria carregada.
– Não acenda fogueiras: Evite acender fogueiras em áreas naturais. Use fogareiros portáteis e siga as normas de segurança.
Descarte responsável: Leve seu lixo de volta. Não deixe resíduos na trilha ou na montanha.
Cuidado com a aresta: A subida ao cume do Escalavrado é feita pela crista da rocha. Mantenha-se atento, use calçados adequados e evite riscos desnecessários.
Comunique-se: Informe a alguém sobre sua trilha planejada e o horário estimado de retorno.
Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193).
Juntos, podemos preservar nossas trilhas e matas e garantir uma experiência segura e inesquecível para todos os praticantes de esportes de montanha e ecoturismo!