Atividade foi voltada para escape de aeronave submersa
Militares da Saúde do Comando de Bombeiros de Área (CBA IV) do Norte/Noroeste e uma equipe da Diretoria de Socorro e Emergência (DSE) participaram, no dia 22 de novembro, de uma capacitação na Unidade de Treinamento de Escape para Aeronaves Submersas (Utepas), da Marinha do Brasil. A atividade, ministrada pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA), aconteceu nas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), em São Pedro da Aldeia.
As instruções foram divididas em duas etapas com instruções teóricas e práticas. Na primeira fase, os militares realizaram atividades de natação, flutuação, adaptação de profundidade de cinco metros e deslocamento submerso. Em um segundo momento, foram aplicadas técnicas de escape de aeronave submersa nas condições diurna e noturna, de forma a preparar os bombeiros para emergência em ambiente aquático após acidente.
– A atividade tem o foco na preparação de oficiais da Saúde para situações adversas durante atuação nas aeronaves da corporação – disse o comandante do CBA IV, coronel Leonardo Couri.
De acordo com o chefe da Seção de Ensino do DSE, tenente-coronel André Gurgel, esse tipo de exercício é fundamental para a sobrevivência em caso de intercorrência durante um voo de socorro.
– Tivemos a oportunidade de participar, na prática, de ações efetivas de comportamento em um cenário de acidente de helicóptero na água – afirmou.
Atuando como um dos instrutores da capacitação, o capitão Libório, co-piloto do GOA, enfatizou que esse treinamento é muito importante para colocar o militar o mais próximo possível da realidade.
– Além de ser uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o simulado é uma oportunidade fundamental para que os tripulantes das aeronaves da corporação possam atualizar e aprender novas técnicas de escape em ambiente submerso – explicou.