Atividade foi voltada para 91 alunos do Curso de Habilitação ao Oficialato Administrativo e Especialista
O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) realizou, no dia 29 de outubro, o exercício de Reprodução de Ocorrências de Longa Duração (ROLD) com 91 alunos do Curso de Habilitação ao Oficialato Administrativo e Especialista (CHOAE/2018). O objetivo da atividade é expor os militares a cenários adversos que possam ser encontrados durante a rotina operacional e que exijam aplicação de técnicas, esforço físico, rusticidade e resiliência por parte dos bombeiros. O treinamento, que teve duração de 24 horas, aconteceu no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe.
Durante a capacitação, os alunos foram divididos em guarnições e tinham como meta solucionar oito eventos, com duração de até três horas cada. O exercício compreendeu técnicas de salvamento em altura, Atendimento Pré-Hospitalar, abordagem à suicida, busca e resgate em estruturas colapsadas, produtos perigosos, salvamento em espaço confinado, combate a incêndio e solução de problemas administrativos.
– O resultado do exercício foi um sucesso. Os alunos foram colocados em condição adversa, reproduzindo diversas ocorrências de serviço em um curto período de tempo. Eles foram expostos a agentes externos de estresse e de esforço físico constante, situações inerentes à profissão de bombeiro militar – destacou o chefe da Divisão de Alunos e oficial de segurança do ROLD, capitão Rodrigo Rangel.