Treinamento teve foco no aprimoramento do conhecimento técnico e no gerenciamento de riscos
Bombeiros dos quartéis de Vila Isabel, do Central, de Irajá e do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) participaram, no dia 28 de março, de instrução sobre o funcionamento da estrutura ferroviária. A atividade, em parceria com a Supervia, teve como objetivo aprimorar o conhecimento técnico perante o funcionamento do sistema.
Na ocasião, a Supervia disponibilizou uma composição para que os militares efetuassem testes de corte e desencarceramento. Foram utilizadas diferentes técnicas e ferramentas, como o uso do oxiacetileno, que atua por oxidação; do cortador do desencarcerador e do plasma, que utiliza corrente elétrica e ar comprimido.
De acordo com o comandante do CBA X, coronel De Moraes, ocorrências em malhas ferroviárias apresentam sempre grandes riscos, entre eles o recebimento de cargas de alta tensão.
– O comandante de socorro deve estar sempre atento à segurança não só das vítimas, mas também da equipe. Treinamentos como este são de grande valia para um melhor gerenciamento dos riscos – destacou De Moraes.