Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Busca envolveu tecnologia de ponta, táticas avançadas e atuação de equipes especializadas

Após intensa operação de busca, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) localizou, neste domingo (15.12), por volta de meio dia, um idoso de 70 anos com Alzheimer que havia desaparecido em uma área de mata próxima à sua residência em Barra Mansa. A vítima estava desaparecida desde a última terça-feira (10.12). Depois de ser encontrado, o senhor, que estava lúcido e orientado, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à Santa Casa de Misericórdia. 
 
A operação contou com a atuação de mais de 60 militares dos quartéis de Barra Mansa, 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente e da Coordenadoria de Operações com Veículos Aéreos Não Tripulados, além de recursos como drones e cães especializados. As equipes de cães foram organizadas em duas frentes: busca por odor específico e varredura de área. Na busca por odor específico, um artigo com o cheiro da vítima foi coletado e utilizado como ponto de partida, enquanto a equipe de varredura concentrou esforços em áreas estratégicas e próximas ao último local onde o idoso foi visto.  
 
– O uso de cães foi essencial para o sucesso da operação. Um dos cães desempenhou papel fundamental, orientando as equipes em meio à vegetação densa e auxiliando na tomada de decisões estratégicas. Essa abordagem, aliada à expertise das equipes e a tecnologia dos nossos drones, foi determinante para localizar a vítima com segurança – declarou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles.

 

Bombeiros RJ resgatam idoso com Alzheimer desaparecido em Barra Mansa
Pular para o conteúdo