Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Bombeiros utilizam drones na identificação de focos do Aedes Aegypti

Sobrevoos serão feitos em áreas mapeadas com alto índice de proliferação do vetor

O combate ao Aedes aegypti ganha mais um importante aliado. A partir deste sábado (16/03), o Corpo de Bombeiros fará sobrevoos com a utilização de drones para a identificação de possíveis focos do vetor, como piscinas, caixas d’águas destampadas, terrenos baldios e áreas abandonadas com acúmulo de água limpa. A ação faz parte do Dia “D” da campanha “Atitude contra o Mosquito”, da Secretaria de Estado de Saúde.

– Com o auxílio dos drones, é possível fazer um mapeamento dos pontos sensíveis, com eventuais focos do mosquito. Fazemos fotos e filmagens, além do georeferenciamento da localidade. Em seguida, passamos o material para as equipes da Secretaria de Saúde, que estão em solo para que façam a inspeção dos locais – explicou o tenente-coronel Felipe Monteiro, coordenador do Setor de Veículos Aéreos não Tripulados (Covant) do Corpo de Bombeiros. 

A corporação, junto com a equipe da Saúde, desenvolveu um calendário semanal de sobrevoos, de acordo com as áreas que mais apresentam índice de proliferação do Aedes aegypti, responsável pela transmissão de Chikungunya, Zika, Dengue e Febre Amarela. Os bairros de Madureira e Cascadura, na Zona Norte do Rio, e a cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, serão as primeiras regiões sobrevoadas pelos drones.
 
FONTE: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Bombeiros utilizam drones na identificação de focos do Aedes Aegypti
Pular para o conteúdo