Instrução durou três semanas e contou com visitas técnicas
O Grupamento Tático de Suprimento de Água para Incêndios (GTSAI) formou uma nova turma do Curso de Operações de Captação de Recursos Hídricos (CCRH/2019). A instrução, com duração de três semanas, capacitou os alunos em manuseio, manutenção e operações com bombas; captação de recursos hídricos em mananciais naturais; sistemas públicos de abastecimento, entre outros.
– A formação busca nortear os militares sobre a estrutura de abastecimento público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, habilitando-os na missão de captar e suprir, no contexto operacional mais tradicional do Corpo de Bombeiros: o de combate a incêndios – afirmou o diretor do curso e comandante do GTSAI, major Daniel Pereira Barcellos.
As aulas também incluíram visitas técnicas a uma empresa fabricante de hidrantes e registros, à Estação de Tratamento de Água do Guandu, à Elevatória do Lameirão, ao laboratório de geoprocessamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ao Centro de Operações da Cedae.
– O GTSAI está à disposição da corporação abrindo periodicamente cursos e instruções na área de abastecimento para que todos os quartéis disponham de militares altamente capacitados – disse o oficial.