Corpo de bombeiros Militar do estado do Rio de Janeiro

Habilitação técnica fortalece o combate a incêndios no Estado do Rio de Janeiro 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) formou, nesta quarta-feira (18.12), no auditório do Complexo de Ensino e Instrução, em Guadalupe, uma nova turma de aproximadamente 40 militares no 3º Curso de Investigação e Perícia de Incêndio (CIPI/2024). A solenidade marcou mais um passo na qualificação técnica dos bombeiros, capacitando-os para planejar, supervisionar e empregar modernas práticas periciais no âmbito de incêndios.  
 
Os formandos estão agora habilitados a analisar de forma científica a dinâmica físico-química do fogo, identificando causas e fases de um incêndio. Além disso, dominam metodologias aplicáveis a locais de sinistros e a execução de investigações periciais. Essas competências incluem a elaboração de laudos técnicos com a aplicação de testes físicos e químicos, garantindo precisão e credibilidade nos resultados.  
 
A formação também permite que os militares identifiquem falhas estruturais, em sistemas de proteção e nas técnicas de combate a incêndios. Essas análises são cruciais para aprimorar as práticas operacionais e fortalecer a prevenção e resposta a emergências. O estudo detalhado de grandes sinistros, especialmente quando as causas não são claras, é outra competência que os novos peritos estão aptos a desempenhar.  
 
O curso integra a estratégia do CBMERJ de retroalimentar o Ciclo Operacional de Bombeiro Militar, promovendo melhorias nas fases de combate, treinamento, fiscalização e normatização. Além disso, incentiva a produção científica, inserindo os bombeiros na comunidade acadêmica brasileira como pesquisadores e especialistas em temas relacionados à perícia e ao combate a incêndios.  
 
 
Foto: Ricardo Cassiano/CBMERJ

 

CBMERJ forma nova turma do Curso de Investigação e Perícia de Incêndio
Pular para o conteúdo